Blog updates

Latest news & updates
Canoagem, Divulgação

“Rio na Aventura 2015”

20 de Julho de 2015

O “Rio na Aventura 2015 – XVI Descida do Rio Douro em Barcos Dragão”, projecto conjunto do Centro de Reabilitação da Granja e do Douro Canoa Clube, decorreu entre os dias 29 de Junho e 15 de Julho.

Este ano, esta actividade foi constituída por aulas de canoagem no rio Douro, junto às instalações do DCC, e nos dias 14 e 15 de Julho com a descida propriamente dita. A pernoita teve lugar nas novas instalações do DCC.

Com uma frota de 3 barcos-dragão, a 1ª etapa com início na praia da Lomba e término no cais junto à sede do Douro Canoa Clube, realizou-se depois de um dia bem passado na praia, com jogos e muita animação, e com um bom pic-nic para fortalecer os músculos para esta dura etapa.

Depois de um recheado jantar, oferecido pelo DCC, de uma deliciosa sobremesa e de um passeio pela Marina da Lixa, não terminamos o primeiro dia sem que antes, já depois da meia-noite, cantássemos todos os parabéns ao José Ricardo pelos seus 18 anos. Seguiu-se uma noite bem dormida nas novas instalações do Douro Canoa Clube.

No dia 15, depois de um lauto pequeno-almoço na plataforma do DCC, iniciamos as remadas que nos levariam até ao Cais de Gaia.

Um momento excitante para os nossos alunos foi a passagem na eclusa da barragem de Crestuma-Lever. Nesta dura etapa, onde tivemos que remar contra a corrente, fizemos uma pequena paragem na praia de Gramido para reabastecimento de energia.

Com chegada ao Cais de Gaia prevista para as 15:30h, onde estavam os familiares e amigos para os receber e uma bela paisagem que nos enche a alma, tivemos de lutar contra um Rio Douro bravo com ondas altas que entravam dentro das embarcações, provocadas pelos barcos turísticos, mas que não assustaram estas bravas tripulações de “marinheiros”.

Depois de um convívio com os familiares e amigos a actividade terminou com um lanche no Restaurante Arco-Íris onde fizemos os últimos brindes ao sucesso desta Aventura.

De todos os participantes enviamos um grande abraço de agradecimento ao Miguel Pinto que, mais uma vez com a sua amizade, esteve disponível para fazer parte do grupo e em quem depositamos toda a confiança na sua tarefa de zelar pela segurança no rio.

À empresa index pelo empréstimo da lancha de apoio;

Ao IPTM – Delegação do Norte e Douro pela forma como acolheu este projecto viabilizando as passagens da eclusa;

Aos Clube Náutico de Marecos, Ginásio Clube de Alpendurada e Ligadura Canoagem pela cedência dos Barcos-Dragão,

a todas estas entidades agradecemos a sua colaboração que tornou possível a concretização desta actividade.